História, Missão e Visão

HISTÓRIA

O Sindicato dos Agentes Públicos Federais do Poder Judiciário da União e dos Órgãos que Congregam as Funções Estatais Essenciais à Justiça Federal Comum e Especializada no Estado do Paraná foi fundado através de Assembleia Constitutiva, realizada em 19 de abril de 1996, convocada pela então presidente da Associação dos Servidores da Justiça Federal do Paraná, Osdival Leal Cordeiro, o qual também se tornou o 1º Diretor de Administração e Finanças do Sinjuspar, tendo permanecido no cargo até o mês de dezembro de 2000. Quando da constituição, foi eleita a 1ª Diretoria, bem como os primeiros membros do Conselho Fiscal e restou, ainda, aprovado o Estatuto da Entidade, o qual estabeleceu as finalidades do Sinjuspar, dentre outras se destaca:

A defesa de melhores condições de vida e trabalho de seus filiados, promovendo a integração da classe trabalhadora, observando a autonomia e independência da representação sindical como, também, a implantação efetiva dos direitos e garantias fundamentais dos homens, das liberdades e da dignidade social, atuando na manutenção e defesa das instituições democráticas.

De acordo com o Estatuto, a posse da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal do Sindicato é de dois anos, vencendo-se o prazo, nova eleição é convocada por meio de Assembleia específica, sendo permitida a reeleição.

 

MISSÃO

Atuar de forma intransigente na defesa dos interesses da categoria que representa e pelos direitos de toda a classe trabalhadora. E de forma direta, contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e fraterna.

 

VISÃO

Ser reconhecido e requisitado a defender os direitos e interesses coletivos ou individuais da categoria profissional que representa, inclusive em questões judiciais e administrativas estabelecendo condições justas de vida e trabalho para todos os representados, observando sempre a autonomia sindical e a defesa das instituições democráticas da sociedade brasileira.