SINJUSPAR, BEM COMO A MAIORIA DOS SINDICATOS DO PJU A FAVOR DA UNIÃO DA CATEGORIA e CONTRA O RETROCESSO DIVISIONISTA

08-10-20 Sinjuspar 0 comment

Colegas do Distrito Federal:
A unidade é fundamental à luta contra os retrocessos.
Rechacem propostas divisionistas e que levam ao isolamento.
Não facilitem a vida dos inimigos da categoria!

As direções dos sindicatos, abaixo-assinados, que representam os servidores e servidoras do Judiciário Federal e do Ministério Público da União de todo o país, filiados à Fenajufe, vem conclamar que os colegas do Distrito Federal não apoiem, no Congresso do Sindjus/DF, proposta que pretende desfiliar a entidade da federação.
Nossa história de lutas por melhorias nas condições de trabalho, de salário e do próprio serviço público está ligada diretamente à atuação dos nossos sindicatos de base e na atuação nacionalmente articulada por meio da nossa Federação, a Fenajufe, que tem uma composição democrática e uma direção colegiada, incluindo dirigentes do Sindjus/DF, de forma a representar o mais amplamente possível os anseios da base da categoria. Essa organização coordenada das entidades sindicais sempre foi atacada de fora, por grupos defensores do estado mínimo, as elites financeiras e empresariais, a mídia comercial e os diversos setores conservadores da sociedade.
No último período, essa organização tem sofrido também ataques internos, como as tentativas de criação de carreiras exclusivas por órgão nos tribunais superiores. Essa política de fragmentação já deixou um importante segmento da categoria de fora do Sindjus/DF.
Fogo amigo que contribuiu para potencializar a enxurrada de ataques que temos sofrido: a Emenda Constitucional 95 e o congelamento do orçamento público por 20 anos, as reformas trabalhista e previdenciária, o não provimento de cargos e o consequente enxugamento da estrutura nos diversos órgãos, a ameaça de extinção da Justiça do Trabalho, os retrocessos nas políticas públicas de proteção social e ambiental e, na pauta da vez, a reforma administrativa que decretará o fim dos serviços públicos como os conhecemos caso aprovada.

Seguem algumas perguntas a serem feitas:
A quem interessa desfiliar qualquer de nossos sindicatos de base da Federação?
A quem interessa desfiliar da Fenajufe o maior sindicato de nossa base nacional?
Desorganizar e isolar a luta dos colegas do Distrito Federal do restante da categoria no Brasil atende a quais interesses?
Quem ganha com a desarticulação da unidade na luta, uma construção nem sempre fácil, mas certamente necessária?
Qual o sentido de se trabalhar para que o colega se filie ao sindicato, com o objetivo de gerar unidade e força, e fazer o contrário na relação entre o sindicato e sua federação?
Os ataques do governo Bolsonaro exigem unidade de ação e da luta. É preciso manter a unidade da categoria e rechaçar qualquer proposta de desfiliação e isolamento, em especial diante de um governo que cospe seu ódio às organizações sindicais e aos movimentos sociais.
Precisamos ter claro, nesse momento, a importância de estarmos conectados por meio da Fenajufe com todos os trabalhadores e trabalhadoras do PJU e MPU em todo o Brasil.
É preciso ter a dimensão do desafio que temos pela frente para lutar e proteger nossa categoria dos ataques que virão. A unidade é nossa maior arma para lutar contra os retrocessos sociais e civilizatórios e contra os ataques à classe trabalhadora em geral e, no atual momento, aos servidores e servidoras e ao serviço público.
Agir de outra forma, defender o isolamento e o divisionismo, é estar ao lado dos inimigos da categoria.
Por isto, as direções abaixo-assinadas conclamam os e as colegas do PJU e MPU de Brasília a rechaçarem qualquer proposta que ameace a unidade e desfilie o Sindjus/DF da Fenajufe.

Assinam:
SINTRAJUFE / RS
SISEJUFE / RJ
SINDJUF PA/AP
SINTRAJUF / PE
SINDIQUINZE / SP
SITRAAM / AM/RR
SINTRAJUSC / SC
SINJUSPAR / PR
SINDISSÉTIMA / CE
SINDIJUFE / MT
SITRAEMG / MG
SINJUFEGO / GO
SINDJUFE / MS
SINDJUF / PB
SINTRAJUD / SP
SINTRAJUFE / PI
SINTRAJUFE / MA
SINDJUFE / BA
SINDJUS / AL

Coletivos Nacionais
DEMOCRACIA E LUTA
JUDICIÁRIO PROGRESSISTA
BASE UNIDA
VANGUARDA
LUTA FENAJUFE



Deixe um comentário